Quais os impostos que uma escola particular paga

Quais os impostos que uma escola particular paga?

Gerir uma escola também tem suas responsabilidades, é como gerir uma empresa. Por isso, nesses casos também é importante saber quais os impostos que uma escola particular paga.

Os tributos a serem pagos e as demais obrigações contábeis é de inteira obrigação do empresário que optar por não contar com uma contabilidade especializada.

Diante disso, preparamos um conteúdo para esclarecer as principais dúvidas a respeito desse tema. Quer conhecer os principais regimes para escolas privadas e os impostos cobrados? Então, acompanhe a breve leitura!

Conheça os impostos que uma escola particular paga

Seja qual for o nicho empresarial, uma coisa é certa, a carga tributária no Brasil é pesada quando comparada a de outros países.

Por isso, para evitar prejuízos e principalmente irregularidades com a Receita Federal é preciso saber na ponta do lápis cada imposto que deve ser pago.

A seguir separamos quais são os impostos que uma escola particular paga:

  • CSLL- Contribuição Social Sobre Lucro Líquido;
  • IRPJ- Imposto de Renda de pessoa Jurídica;
  • COFINS- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • PIS- Programa de Integração Social;
  • ISS- Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza;
  • Cota patronal do INSS;

Diante de tantas obrigações com a falta de uma contabilidade é comum que algumas escolas acabem pagando ainda mais que o necessário em impostos. Afinal, não é obrigação do gestor da escola conhecer à risca as datas e valores a serem pagos ou acompanhar as mudanças tributárias.

Diante disso, uma prática comum para o controle de impostos que uma escola particular paga é contratar um planejamento tributário em escritórios especializados em contabilidade para escolas.

Além de ajudar no cumprimento dos prazos, um serviço como esse reduz os gastos relacionados às multas por atrasos de cada um desses impostos.

Qual a importância de contar com uma contabilidade para escola privada?

A contabilidade é um serviço oferecido por profissionais da área contábil especialista em tributação para escolas.

Sendo assim, com um serviço como esse é possível reduzir os impostos que uma escola particular paga e ainda por cima aumentar o seu desempenho financeiro através da redução de outros custos.

Qual a melhor forma de reduzir os impostos que uma escola particular paga?

Assim como em uma empresa, a abertura e legalização das atividades requer a escolha de um regime tributário. Além disso, a escolha do regime segue conforme o perfil do negócio e faturamento anual.

Por isso, uma das melhores formas de reduzir a carga de impostos a serem pagos é contando com um escritório contábil especialista em tributação e contabilidade empresarial.

Profissionais da área podem realizar um levantamento de ponta a ponta da escola particular e assim realizar um reenquadramento no regime ideal.

O reenquadramento no regime adequado ao faturamento da escola permite uma redução de impostos significativa.

Outra opção é contar com o serviço profissional para cuidar das obrigações contábeis e fiscais. Pois uma das principais causas no aumento de impostos é o atraso na folha de pagamento de cada um deles.

Quais as opções de regime para escolas particulares?

Como explicamos, o cálculo de impostos que uma escola particular paga depende também da escolha do regime tributário. Claro que o faturamento anual, atividades realizadas e a folha de pagamento serão os pontos a serem considerados.

A seguir, separamos os principais regimes que podem ser escolhidos por escolas particulares:

  • Lucro Presumido: limitando a escola privada ao faturamento de até R$78 milhões por ano;
  • Simples Nacional: com limite de faturamento de até R$4,8 milhões por ano;
  • Lucro Real: nesse regime a escola deve ter um lucro líquido anual superior a 78 milhões.

O Lucro real se enquadra em um cenário na qual a escola privada tende a pagar um valor bem maior em impostos.

Por outro lado, escolas privadas que optam por esse regime tributário possuem um lucro líquido anual muito alto, tornando o valor pago praticamente equivalente aos demais regimes.

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.

WhatsApp Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat