Quem tem cartão de crédito tem que declarar Imposto de Renda?

Quem tem cartão de crédito deve declarar Imposto de Renda, mas depende de alguns fatores como a movimentação de valores nesse cartão e outros. Com essa é uma dúvida recorrente de muitos usuários dessa linha de crédito, preparamos um conteúdo especial. 

É importante destacar que existe um limite de transações sendo para pessoa física de até R$2.000,00 mensais e para PJ de R$6.000,00. A partir do momento em que você ultrapassa esse limite, a Receita Federal é informada pelo seu banco com a e-financeira. 

A e-financeira é um documento que apresenta todos os seus gastos no cartão de crédito, envio de valores e tudo relacionado a sua conta com cartão de crédito. Quer saber mais sobre esse assunto, então acompanhe a leitura!

Como a Receita Federal recebe meus gatos de cartão?

Movimentações financeiras são indicadas para a Receita Federal por meio da e-financeira que os bancos e instituições financeiras devem enviar a partir do momento em que o limite de gastos citado é ultrapassado por pessoa física ou jurídica. 

No entanto, as movimentações no cartão de crédito e dinheiro são repassadas pela DCRED todos os meses para a Receita Federal. Essas informações fortalecem o levantamento realizado no cruzamento de dados. 

Por isso, pessoas que usam cartão de crédito movimentam valores altos em sua conta bancária e não podem se esconder ainda. Afinal, a RFB está por dentro de cada passo financeiro dado. 

Então todo que tem cartão de crédito precisa declarar Imposto de Renda?

Na verdade, não é bem assim. Afinal, o cartão de crédito por si só não é um item que obriga o usuário a declarar o Imposto de Renda. A declaração se torna obrigatória para outras situações. 

Existe uma lista de critérios da Receita Federal que intima aqueles que se enquadram a realizar a declaração. 

Sendo assim, as pessoas que se enquadram a declarar o IR devem realizar a declaração dos gastos do cartão que entra justamente no extrato da conta bancária. 

Por outro lado, aqueles que não se enquadram não precisam realizar esse procedimento. Nem mesmo quem tem cartão de crédito tem que declarar Imposto de Renda. 

Conclusão

Por via das dúvidas, é importante consultar uma contabilidade para conferir a sua obrigação de declaração. Em alguns casos ultrapassamos algum gasto ou até mesmo realizamos alguma transação que nos enquadra na lista dos que devem realizar a declaração. 

Para isso conte com contabilidade consultiva. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat