O que acontece se eu movimentar muito dinheiro no meu CPF?

Se eu movimentar muito dinheiro no meu CPF devo ter problemas? Entenda no artigo de hoje o que acontece em casos como esses. Saiba qual é a movimentação máxima por CPF, ou seja, por pessoa física sem a necessidade de realizar a declaração do Imposto de Renda.

Se você tem dúvidas acerca desse assunto, acompanhe o breve conteúdo que separamos hoje e fique por dentro das principais informações.

Quanto um CPF pode movimentar por ano? 

A Receita Federal determina aqueles que devem ou não pagar o Imposto de Renda (IR). No entanto, para haver um equilíbrio entre esses pagamentos existem algumas limitações tanto para pessoas físicas como para empresas. 

Para que eu permaneça isento de declarar IR, não posso movimentar muito no meu CPF. Afinal, a obrigatoriedade atinge pessoas físicas que excederam movimentações tributáveis acima de R$ 28,559,70 no ano. 

Ou seja, todos os meus ganhos anuais são somados e como PF, se ultrapassam esse limite devo fazer a minha declaração. No entanto, nem todo valor que entra em minha conta deve ser declarado. Por isso, uma contabilidade consultiva é essencial para decifrar o valor real a se usar na prestação de contas.

A receita federal conhece as minhas movimentações?

Com o passar dos anos a Receita Federal tem trabalhado ainda mais na coleta de dados e movimentações dos seus contribuintes. Agora com um sistema de informações cruzadas, aqueles que excedem o valor de R$ 28,559,70 como rendimento tributável por ano em seu CPF devem realizar a declaração do IR. 

Além disso, quem não presta conta dos seus rendimentos pode ter problemas como o bloqueio do seu CPF. Afinal, apenas recebimentos anuais abaixo desse valor estão isentos de declaração. 

Com a “malha fina” é praticamente impossível manter a regularidade do seu CPF caso os seus ganhos ultrapassem o valor permitido e você não realize a declaração de Imposto de Renda.

Quais problemas posso ter se movimentar muito no meu CPF?

Caso a sua movimentação ultrapasse o valor que destacamos anteriormente, é necessário realizar a  declaração do Imposto de Renda. Esse procedimento pode ser realizado junto a uma assessoria contábil de sua confiança. 

No entanto, caso a sua declaração não seja feita ou atrase, haverá uma multa de 1% ao mês do valor devido à Receita Federal. Além disso, esse valor pode chegar a até 20%. Por fim, seu CPF pode ser prejudicado com bloqueio por irregularidade. 

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa  contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.

WhatsApp Contabilidade

1 comentário em “O que acontece se eu movimentar muito dinheiro no meu CPF?”

  1. Fernando Eduardo

    Bom dia, trabalho como feirante em feira livre vendo verduras e frutas e sempre trabalho com o dinheiro em conta então toda semana após a feira coloco o dinheiro na conta no dia da compra pago a empresa já movimentei 128 mil de janeiro para cá, eu preciso pagar imposto de renda ? Como devo fazer para mostrar que esse dinheiro não é renda ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat