Impostos de uma oficina mecânica: Confira quais são!

Assim como nos demais segmentos de comércio, indústria e serviços, os impostos de uma oficina mecânica fazem parte da preocupação da maioria dos empresários brasileiros.

Isso porque o sistema brasileiro é um dos mais complexos e dispendiosos do mundo inteiro, devido a grande quantidade de regimes tributários, exceções e demais recursos impostos pela legislação.

No caso das oficinas mecânicas, não seria diferente, por isso, o melhor a se fazer é contratar uma equipe contábil especializada para te conduzir às melhores decisões para o seu negócio.

Confira!

Impostos de uma oficina mecânica: conheça um pouco mais sobre cada um deles

Antes de falarmos sobre os impostos de uma oficina mecânica é preciso fazer uma breve introdução sobre o Simples Nacional, que é o regime tributário que melhor se encaixa a esse segmento.

O principal objetivo desta forma de tributação é simplificar a vida dos pequenos empreendedores, que têm a possibilidade de pagar os seus tributos em um único documento.

No DAS-Documento de Arrecadação Simplificada, é possível recolher os seguintes impostos:

INSS-Instituto Nacional do Seguro Social

É o órgão para o qual é destinada parte do salário dos colaboradores de uma oficina, garantindo a eles que a aposentadoria e demais direitos sejam protegidos.

Vale ressaltar que o INSS não é um privilégio das pessoas que trabalham com carteira assinada, mas também para microempreendedores e contribuintes individuais.

COFINS-Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

Este tributo federal é calculado sobre a receita bruta da oficina e tem como finalidade arcar com os custos da seguridade social dos funcionários, como:

  • Assistência social;
  • Previdência;
  • Saúde.

IRPJ-Imposto sobre a renda das Pessoas Jurídicas

Sem dúvidas, o IRPJ é um dos principais impostos de uma oficina mecânica, já que todo negócio que possui CNPJ ativo no Brasil, deve prestar contas, com base no seu faturamento ou nos seus lucros.

Conclusão

Estes são apenas alguns dos inúmeros impostos de uma oficina mecânica, que devem ser recolhidos no prazo correto para evitar possíveis contratempos com a legislação.

De fato, a escolha do regime tributário é o primeiro passo para diminuir os gastos com os impostos de sua oficina.

Mas para isso é preciso que você esteja bem assessorado por um profissional de contabilidade, que tem o conhecimento necessário para apontar aquele que melhor se adapta ao perfil do seu empreendimento.

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.

WhatsApp Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat