Controle de Estoque de um e-commerce: Como realizar corretamente?

Assim como as lojas físicas, fazer o controle de estoque de um e-commerce é essencial para o sucesso do negócio. 

Os clientes estão em busca de praticidade e agilidade no processo de compras, por isso, é crescente o número de pessoas que optam por fazer suas compras online. 

Por isso, estar atento ao estoque é essencial para evitar a decepção dos consumidores. Garantir a venda e a satisfação do consumidor são condições essenciais para o crescimento do seu negócio. 

Prossiga com a leitura para saber mais sobre a importância de controlar o seu estoque. 

Controle de estoque de um e-commerce: veja agora como fazer

1. Analise seu negócio 

Faça uma análise detalhada do seu negócio. Registre informações tais como, o segmento, produtos comercializados, público-alvo, números de vendas periódicas, prazo de entrega dos fornecedores e a quantidade em estoque. 

Outra informação que não pode ser esquecida é sobre o tipo de estoque do seu e-commerce. Existem duas formas, o drop shipping, quando o proprietário da loja efetua as compras conforme as vendas ou o estoque regular. 

2. Faça inventários periódicos

A realização do inventário é essencial no controle de estoque de um e-commerce, por meio dele é possível avaliar as vendas, as entregas solicitadas e o investimento feito. 

É importante que essa ação seja feita de forma constante, conforme a movimentação da sua loja. Dessa forma, você evita a venda de produtos que não estão mais em estoque, gerando insatisfação do consumidor. 

3. Faça e acompanhe o mapeamento do fluxo de vendas

O número de vendas pela internet é sempre maior do que em lojas físicas, portanto, é importante fazer o mapeamento do fluxo de vendas, ou seja, das entradas e saídas de produtos. 

Além disso, é preciso ficar atento às solicitações de trocas e devoluções, para não perder o controle de estoque de um e-commerce. 

Tenha em mente quais são as datas comemorativas que exigirão aumento do estoque para providenciar a compra antecipadamente. 

4. Conte com a ajuda da tecnologia 

Os recursos tecnológicos são excelentes auxiliares para os gestores que se preocupam em fazer um controle de estoque efetivo. Por isso, os sistemas de ERP estão sendo cada vez mais buscados e implementados. Leve esse tipo de software para o seu e-commerce.

Conclusão 

Gerir o estoque do seu e-commerce é a maneira mais eficaz de garantir suas vendas e a satisfação dos seus consumidores, além de aproveitar as oportunidades de negócio, tais como datas comemorativas, como muito mais tranquilidade. 

No entanto, não se esqueça que cuidar da contabilidade do seu negócio é essencial. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas. A Gestão Inova Contabilidade oferece soluções eficientes para o seu e-commerce. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat