Como a Receita monitora conta bancária?

A dúvida sobre como a receita monitora conta bancária é bastante comum, pois muitas pessoas acreditam que serão punidas por qualquer movimentação diferenciada. 

No entanto, é importante saber que a função da Receita não é vigiar todas as movimentações financeiras da população. 

Sendo assim, são estabelecidos alguns critérios para ser feito o cruzamento de dados e descobrir se há alguma tentativa de fraude à Receita Federal. 

Quer saber mais? Prossiga com a leitura desse artigo com bastante atenção.

Como a receita monitora conta bancária: saiba quando isso acontece

A Receita Federal confere os dados informados pelos contribuintes no envio da Declaração de Imposto de Renda. 

Nela devem constar dados sobre patrimônio, fontes de renda e reservas financeiras. Por isso, o órgão verifica como são feitas as movimentações junto às instituições bancárias. 

Porém, no que diz respeito à declaração dos valores contidos em contas correntes ou poupança, eles só devem ser declarados se forem acima de R$140.000,00. 

No entanto, a partir desse ano, movimentações financeiras acima de 2 mil reais mensais por pessoas físicas e acima de 6 mil reais para pessoas jurídicas deverão ser informadas à Receita Federal. 

Compras acima de 5 mil reais feitas com cartão de crédito devem ser informadas ao fisco por meio do DECRED, ou Declaração de Operações com Cartão de Crédito).

Para evitar quaisquer complicações junto à Receita Federal é importante fazer a Declaração de Imposto de Renda.

Além disso, é importante enviar somente informações verdadeiras no que diz respeito aos seus ganhos financeiros e demais movimentações, seguindo as recomendações legais em relação ao envio da declaração.

Dessa forma, você evita cair na malha fina e ser alvo de averiguações mais detalhadas sobre suas movimentações bancárias. 

A malha fina nada mais é que o cruzamento de dados, realizando assim uma revisão eletrônica. 

Essa é a forma como a Receita Monitora conta bancária para descobrir alguma divergência no envio das informações. 

Conclusão 

Os cidadãos brasileiros são livres para fazer suas movimentações bancárias, mas precisam enviar a declaração de imposto de renda anualmente, quando suas rendas são superiores ao mínimo exigido. 

Portanto, se você estava preocupado sobre como a Receita monitora conta bancária, saiba que salvo nos casos citados acima, o órgão não vigia as movimentações das pessoas. 

A melhor maneira de evitar ser verificado pela Receita é ser verdadeiro no envio das informações no envio da Declaração. 

Caso precise de ajuda para fazer enviar a sua, entre em contato com a nossa contabilidade. Nossa equipe está preparada para te ajudar.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat