Vale a pena abrir uma empresa em 2019?

abrir empresa em 2019

Por que abrir uma empresa?

Todas as pessoas que desenvolvem uma atividade econômica por conta própria se perguntam constantemente se devem trabalhar como um profissional autônomo ou abrir uma empresa. Ambas opções oferecem vantagens e desvantagens – mas é mais benéfico optar pelo registro de uma pessoa jurídica em 2019.

Isso acontece porque o processo para a abertura de uma empresa é cada vez menos burocrático e oneroso para o empreendedor. Ao registrar-se como Microempreendedor Individual, por exemplo, você adquire o seu CNPJ em poucos minutos e sem custo algum. Depois de aberta a empresa, os benefícios obtidos são claramente mais vantajosos do que a atuação como pessoa física.

As vantagens de abrir a sua empresa

Para que isso fique claro, listamos as principais vantagens de abrir uma empresa. O entendimento desses aspectos, certamente, facilitará a sua compreensão de que vale mesmo a pena abrir uma empresa. Confira:

  • Atuação dentro das exigências legais – a abertura de uma empresa implica no primeiro passo para atuar dentro das exigências legais impostas para o desenvolvimento de atividades econômicas no Brasil. Isso garante que você possa exercer as suas atividades sem problemas com o poder público.
  • Emissão de nota fiscal – somente após o registro de uma pessoa jurídica que você tem a possibilidade de emitir notas fiscais – que é um documento requisitado sempre que tiver outra empresa como cliente.
  • Credibilidade no mercado – depois de abrir uma empresa, você passará a ser visto com mais credibilidade no mercado, o que facilita a atração e fidelização de clientes.
  • Acesso a linhas de crédito – existem diversas linhas de crédito voltadas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Você terá a possibilidade de acessá-las depois de abrir a sua empresa.
  • Recolhimento previdenciário – você terá que recolher um valor de contribuição para o INSS, que dará direito à aposentadoria e outros benefícios previdenciários. 
  • Possibilidade de contratar funcionários – se você pensa em expandir as suas atividades e contratar funcionários, ter uma empresa registrada é fundamental. Somente com um CNPJ em mãos você poderá assinar a carteira de um empregado.
  • Poder de negociação com fornecedores – existem vários fornecedores que oferecem desconto para outras empresas – e alguns deles vendem exclusivamente para pessoas jurídicas. Mais um ponto positivo para a abertura de uma empresa.

E então, o que você achou das informações sobre a abertura de uma empresa? Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um consultor e até a próxima. 

 

WhatsApp Contabilidade