Como abrir empresa em Osasco

como abrir empresa em Osasco SP

Se você chegou até aqui é um sinal de que está querendo começar a empreender. Se esse é o seu objetivo, você chegou no “artigo” certo.

Já ouvimos diversas pessoas desencorajar os pequenos empresários de realizarem seus sonhos, falando que é muito difícil, que não compensa e que a carga tributária no Brasil é tão elevada que não vale a pena. Neste artigo vamos te mostrar que não é pra tanto, até porque se fosse assim ninguém iria querer empreender e todos seriam empregados, não é mesmo?

O que é preciso para abrir empresa em Osasco?

Se você está pensando em abrir a sua empresa em Osasco, você precisa estar preparado e antes de pensar em iniciar as suas atividades é essencial que você já tenha em mente que para ter sucesso você precisará de:

  1. Planejamento Estratégico.
  2. Planejamento Financeiro.
  3. Planejamento Tributário.

Esses 3 planejamentos serão a base que vai te dar a estrutura necessária para ter sucesso e não fazer parte das estatísticas que demonstram que 60% das pequenas e médias empresas não conseguem atingir os 5 primeiros anos de funcionamento.

Além dos planejamentos, você precisará seguir outros passos para constituir a sua empresa e é sobre eles que vamos falar a seguir.

Qualificação técnica

Esse é o primeiro ponto e um dos mais importantes na hora de empreender.

Quantas pessoas você conhece que sonham em ter o próprio negócio, por exemplo, um restaurante, mas não são tão boas assim na hora de cozinhar, ou querem montar um salão de beleza e não têm formação técnica para realizar tal atividade.

Já pensou você ir a um restaurante onde o arroz é duro, o feijão é queimado e a carne é crua? Esse restaurante não conseguiria sobreviver nem mesmo tendo o melhor planejamento do mundo. Por isso é essencial que você empreenda com aquilo que realmente domina. Caso tenha a formação mas não tenha a experiência, você pode fazer estágios antes de empreender ou contratar uma pessoa com mais experiência para te ajudar ao menos nesse primeiro momento.

Que tipo de empresa abrir em Osasco?

qual tipo de empresas abrir em osasco sp

Os segmentos mais comuns para abrir uma empresa são:

  1. Comércio
  2. Indústrias
  3. Empresas de serviços

Mas, calma lá! Além de escolher o segmento que deseja abrir a sua empresa em Osasco, você deve pedir para um profissional contábil fazer uma análise de viabilidade do local.

Com essa análise você saberá se pode ou não constituir a sua empresa na região e endereço escolhido. Existem regiões em que são proibidas a construção ou a abertura empresarial, como é o caso de áreas de mananciais. Outras regiões não permitem indústrias e algumas proíbem ainda comércio de grande porte e fluxo, então muito cuidado antes de definir o local.

Passos para constituir a sua empresa:

Para constituir a sua empresa é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Encontrar uma contabilidade especializada em Osasco (Gestão Inova Contabilidade).
  2. Definir o segmento da sua empresa seguindo as informações anteriores.
  3. Elaborar o contrato social e enviar para a junta comercial ou o cartório.
  4. Fazer o registro da empresa junto à Receita Federal.
  5. Registrar a empresa na Prefeitura de Osasco.
  6. Solicitar a licença e o alvará de funcionamento (alguns segmentos são isentos).

Esses são os 6 passos básicos para constituir a sua empresa, mas ainda existem outros detalhes, por exemplo, como mobiliar o ambiente, contratar funcionários, sistemas e, com tudo pronto, iniciar o processo de divulgação da sua empresa.

Quais são os documentos necessários para abrir empresa em Osasco

quais documentos necessários para abrir empresa em osasco sp

Se você é natural e residente em Osasco (ou do Brasil), abaixo listamos os documentos mais comuns para a abertura de empresa no município. Se você é estrangeiro orientamos que entre em contato conosco para obter informações.

  • Cópia do RG e do CPF.
  • Cópia do IPTU do ano vigente.
  • Cópia do comprovante de atividade profissional.
  • Comprovante de atividade profissional responsável técnico (caso tenha) e cópia do RG e do CPF.

Lembramos que o empresário precisa estar em dia com as suas obrigações junto à Receita Federal e com o sistema eleitoral.

Alguns tipos de empresas podem ser constituídas no próprio endereço residencial, desde que não haja atendimento ao público, como é o caso de empreendedores que atuam de forma 100% digital. Se essa for a sua situação vale ressaltar que alguns condomínios e proprietários de imóveis de aluguel não autorizam a constituição de empresas, para que não haja alterações no IPTU ou até mesmo por questões de segurança, a salvo algumas categorias ainda disponíveis para o microempreendedor individual.

Quem pode abrir minha empresa em Osasco?

É possível abrir uma MEI sozinho, diretamente pelo Portal do Empreendedor. No entanto, existem alguns riscos. Ao escolher o código de atividade é necessário ter certeza de ter selecionado o código correto e, em alguns casos, saber ainda se o tipo de empresa é de serviços, serviços e comércio ou apenas comércio, por isso indicamos que você consulte um contador especializado.

Para constituir empresas de qualquer outro porte, o único profissional qualificado é o profissional contábil.

Não são todos os contadores que estão aptos a abrir os outros tipos de empresas. É necessário que esse profissional seja especialista na área, somente assim você conseguirá ter a melhor tributação e o menor risco com a constituição da sua empresa.

A Gestão Inova Contabilidade é especializada em aberturas de empresas em Osasco. Oferecemos aos nossos clientes atendimento 100% online multicanal feito 100% por humanos sem a necessidade de tickets de atendimento.

Com a Gestão Inova além de você abrir a sua empresa em Osasco com total segurança, você paga o preço justo pelos serviços prestados tendo profissionais altamente qualificados ao seu dispor.

Clique no botão abaixo e converse com um dos nossos consultores.

fale por whatsapp com a gestao inova contabilidade em osasco