A importância de um planejamento financeiro para abrir uma empresa

Como fazer planejamento financeiro para de uma empresa

A abertura de uma empresa é o momento da concretização de um sonho para muitos empreendedores. Nesse momento surge o desejo de criar um negócio perfeito: uma ampla sala comercial, equipamentos modernos, decoração de luxo, grande quantidade de estoque e muito investimento em marketing.

Entretanto, é muito comum cair no equívoco de não reservar uma boa quantia para o capital de giro. Uma empresa é um organismo vivo que terá diversas despesas mensalmente. Ou seja, você precisa estar preparado para lidar com todos esses custos para manter as atividades funcionando.

Imagine só como seria iniciar as atividades da sua empresa dependendo de um grande sucesso nas vendas para quitar todas as dívidas. É um grande risco que pode comprometer o futuro do seu negócio.

Para evitar situações como essa, o ideal é realizar um bom planejamento financeiro. Veremos a seguir qual é a importância dessa ferramenta para o sucesso da sua empresa. Confira.

Compreenda a necessidade de capital

Você tem ideia de quanto precisa de capital para manter as suas operações em funcionamento? Quanto tempo levará para recuperar todo o investimento inicial? Essas perguntas podem ser respondidas através de um bom planejamento financeiro.

Os custos da sua empresa podem ser divididos em fixos ou variáveis:

 

  • Custos fixos: são aqueles que não variam conforme o número de produtos vendidos, como o valor do aluguel.
  • Custos variáveis: são aqueles que variam conforme o número de produtos vendidos, como os materiais utilizados na produção.

 

É preciso compreender que o valor do faturamento deve ser suficiente para pagar todos os custos fixos e variáveis. O valor resultante depois do pagamento de todas as despesas é chamado de lucro.

Ciclo operacional e ciclo financeiro

Outro conhecimento que o planejamento financeiro proporciona é sobre os ciclos operacional e financeiro. Veja os seus conceitos:

  • Ciclo operacional: intervalo entre a compra das matérias-primas e o recebimento pelas vendas.
  • Ciclo financeiro: intervalo entre o pagamento do fornecedor e o recebimento do valor das vendas.

A visão sobre esses conceitos se torna importante para que você tenha a quantidade ideal de capital de giro – que é capaz de suprir as suas necessidades enquanto não recebe o valor das vendas.

O cálculo do ponto de equilíbrio ilustra qual é a quantidade de produtos que você precisa vender para que todos os custos sejam pagos – ou seja, mostra a partir de que momento você passa a gerar lucro. Esse é um conhecimento fundamental para traçar metas de vendas e maximizar o desempenho do seu negócio. Promova o crescimento do seu negócio

É com base em um bom planejamento financeiro que você conseguirá ter uma boa visão sobre as finanças da sua empresa. Com base nisso será possível reduzir despesas, maximizar os resultados e promover o crescimento do seu negócio.

Você já sabia da importância de um planejamento financeiro para o sucesso de uma empresa? Se você quer saber mais sobre o assunto, fale com um consultor!

 

WhatsApp Contabilidade